01

Blog - O Estudo das Cores na Decoração

Home > Blog da Artezanal > O Estudo das Cores na Decoração
Voltar para Artigos

O Estudo das Cores na Decoração

Por: Emerson
21
05

As cores são sensações produzidas nas células nervosas do olho sob a ação da luz.

Estão dividas em:

- primárias: que não podem ser decompostas em outras;

- secundárias: são originadas pela combinação de duas cores primárias;

- terciárias: produzidas a partir de duas cores, uma secundária e qualquer uma das primárias que lhe deram origem.

A luz, como já foi dito, funciona como estímulo, e estes podem ser divididos em dois grupos: os ocasionados pelas cores pigmentos e pelas cores-luz. Esta última é representada, de maneira mais fidedigna, pela luz solar, que contém todas as outras cores. Para estas cores, as primárias serão o vermelho, o verde e o azul-violeta. A mistura destas três cores produz o branco, em um processo chamado de síntese aditiva.

A cor pigmento é uma substância material que tem a capacidade de conferir revestimento a uma superfície, podendo absorver, refletir e refratar, de acordo com o material do corpo. Um objeto vermelho, na realidade, é um objeto que tem a capacidade de absorver a luz branca e refletir somente a vermelha.

A cor pigmento pode ser dividida em:

- cor pigmento opaca: é utilizada por químicos, artistas e demais pessoas que trabalhem com substâncias opacas como tinta. Tem como cores primárias o vermelho, o amarelo e o azul;

- cor pigmento transparente: é muito utilizada em artes gráficas e nas transparências em retículas. Tem como cores primárias o magenta, o amarelo e o ciano.

Temos, ainda, um outro processo conhecido por síntese substrativa, que consiste em misturar as cores primárias opacas, ou as primárias transparentes, de forma que se obtém o cinza neutro.

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A