01

Blog - Manejo Florestal

Home > Blog da Artezanal > Manejo Florestal
Voltar para Artigos

Manejo Florestal

Por: Emerson
21
05

Não é plantar árvores, o manejo florestal é uma técnica de corte de árvores ambientalmente correta.

Com o manejo a porção da floresta onde as árvores são extraídas é dividida em vários pedaços, conforme o tamanho da área. Esses pedaços, módulos ou talhões, são explorados por um período de até um ano.

A retirada de árvores é coordenada por engenheiros florestais que classificam todas os indivíduos que existem no local e indicam quais podem ser abatidos. Somente os indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados.

Desta forma a floresta pode se regenerar sem perder sua biodiversidade. Depois da primeira retirada a área permanece intacta por 25 anos.

Durante esse período a floresta pode voltar a crescer. O manejo quase não gera impacto na mata. Em uma área de um hectare, com cerca de 300 árvores, apenas dois indivíduos são extraídos.

Algumas áreas de alto valor de conservação também são deixadas intactas, e não são exploradas em nenhum momento. Essas áreas são identificadas no plano de manejo por serem refúgios de animais ou locais onde existem espécies raras como o mogno e a castanheira.

Durante o Manejo Florestal muitas árvores de grande porte são deixadas na mata para funcionarem como matrizes para a regeneração da floresta

A fiscalização é feita constantemente pelo Ibama.Se houver ver alguma conduta irregular a empresa é autuada e multada.

Também acontece uma auditória do certificador do FSC. Eles analisam documentos, o pátio da madeireira e as áreas de manejo florestal. Caso a empresa desrespeite o plano de manejo, e corte todas as árvores da floresta, ela perde o direito de ter o “selo verde” do FSC em seus produtos.

Reflorestamento é plantar árvores – geralmente exóticas - e manejo florestal é uma técnica ambientalmente correta de exploração e corte dentro de uma área de floresta nativa.

Cerca de 90% de toda madeira ambientalmente correta produzida na Amazônia é exportada. A Holanda é o maior comprador de madeira certificada.

O grande problema é que o mercado brasileiro desconhece que quanto mais ele consumir madeira certificada, mais ele estará ajudando a preservar a Amazônia.

A Artezanal é uma das empresas brasileiras que luta para mudar essa realidade e ampliar o mercado da madeira ambientalmente correta no país.

Desta forma o consumidor irá comprar uma madeira que não agride a Amazônia.

Quem compra madeira ilegal patrocina a destruição da floresta e os conflitos sociais que afetam a vida de seus habitantes.

Quem compra madeira certificada ajuda a preservar a Amazônia, pois o manejo florestal é uma única forma de extrair madeira agregando valor a floresta em pé, conservar a Amazônia e distribuir renda para os habitantes da floresta.

Mais informações nos Links abaixo.

Manejo Florestal ( www.manejoflorestal.org )

SOS Mata Atlântica ( www.sosmatatlantica.org.br )

Portal Amazônia ( portalamazonia.globo.com )

Inst. Nac.de Pesquisas da Amazônia ( www.inpa.gov.br )

Amazônia ( www.amazonia.org.br )

Amigos da Terra ( www.amigosdaterra.org.br )

Greenpeace ( www.greenpeace.com.br )

IBAMA ( www.ibama.gov.br )

FSC ( www.fsc.org.br )

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A