01

Blog - Estudos Das Cores: Analisando Um Ambiente.

Home > Blog da Artezanal > Estudos Das Cores: Analisando Um Ambiente.
Voltar para Artigos

Estudos Das Cores: Analisando Um Ambiente.

Por: Emerson
14
08

Não é de hoje que o estudo das cores é o principal, ou melhor, o melhor aliado no ramo de decoração arquitetura, moda, marketing e tudo que envolva a exposição de uma imagem, um produto ou um cenário. Cada cor tem suas propriedades distintas, resumindo, elas são divididas entre: cores quentes e cores frias. Cores quentes são estimulantes, e as frias calmantes, cada cor tem sua dosagem ideal, e em tudo devem ser usadas de forma equilibrada, e o resultado desse equilíbrio é a harmonia. Contudo, é possível fazer vários tipos de harmonização de cores, e vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

HARMONIA TRIÁDICA
É a harmonia onde usamos três cores equidistantes no circulo cromático. Por exemplo, azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente. Esta harmonia é muito popular entre os artistas porque oferece um alto contraste visual, ao mesmo tempo em que conserva o balanço e a riqueza das cores. Esta harmonia não é tão contrastante como o esquema de complementares, mas aparece mais balançado e harmonioso.

triadica

 

Na imagem podemos analisar que a paleta de cores usada foi pensada justamente para esse tipo de harmonia. O Roxo a Laranja e o Verde estão equidistantes no circulo cromático. Ambas as cores tem propriedades distintas, que juntas tem como resultado uma harmonização de muito bom gosto. O fundo claro das paredes e dos outros objetos que ficaram em segundo plano, foram pensados justamente para enfocar as peças em destaque, a Cadeira Bertoia Diamante encapada, a Couch Barcelona, e a LC3 de Le Corbusier.

 

triadicaa

 

O posicionamento das peças também é muito importante quando se  quer usar as cores de maneira ousada, note que aparentemente as peças estão posicionadas em distancias equivalentes, formando um triangulo imaginário, não é por acaso esse posicionamento, estão assim por corresponderem às suas posições no circulo cromático, o equilíbrio que é representado pela forma geométrica do triangulo.

 

triadiica

 

Imagine se as peças fossem colocadas lado a lado, ou se, por exemplo, a cortina fosse laranja, ou verde, ou em tom de roxo? De imediato você visualizaria um ambiente pesado e carregado não é? Entre essas e outras questões que entra o trabalho de um decorador ou um design de interiores, todo o trabalho deve ser pensado e ter um "porque", por que essa peça tem que estar em tal lugar, qual a justificativa?  não é apenas pelo bom gosto,claro que isso ajuda também e muito, mas é necessário ter todo um critério, e conhecimento de materiais para atingir um resultado assim elegante e criativo e moderno como o da imagem.

Para Sofás, Poltrona e cadeiras não deixe de visitar nosso site: www.artezanal.com , lá você encontrará grandes peças  do Design.

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A