01

Blog - Características dos Tecidos para Decoração - Jacquards

Home > Blog da Artezanal > Características dos Tecidos para Decoração - Jacquards
Voltar para Artigos

Características dos Tecidos para Decoração - Jacquards

Por: Emerson
21
05

É o nome dado a padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo (no caso de jersey simples, chama-se entarcia).

É tido como complexo tudo aquilo que (no caso da tecelagem em cala) teares maquinetados não conseguiriam fazer.

A ideia básica é efetiva realização por Joseph Marie Jacquard, mecânico que produziu um sistema que, em teares de cala, selecionava fio a fio e tinha como forma de armazenamento da informação, os cartões perfurados.

Isso tudo no século XVIII, muito antes do advento dos sistemas de informação como conhecemos.

Obviamente em teares de cala deste tipo de acionamento não existem quadro liços e sim liços acionados individualmente (em cada liço corre um fio de urdume).

Os armazenamentos hoje são desde os cartões perfurados, tambores selecionadores, memórias eletrônicas com dispositivos acionadores e correntes de elos especificos.

São fabricados em um tear que proporciona a evolução independentemente dos fio do urdume, de maneira a constituir as mais variados tipos de ligamentos, com os mais belos desenhos.

Hoje em dia, podemos dizer, que não há praticamente padrão algum impossível de se fabricar em um tear, desde as mais simples telas as mais complicadas.

O tecido obtido em um tear jacquard pode se enquadrar dentro da categoria de tecidos especiais, por apresentar como característica principal: o recurso de evoluir os fios do urdume individualmente, sendo que quando maior for o padrão que tivermos, maior será também o seu valor comercial.

Obtém-se uma maior ou menor resistência a abrasão atilde;o no tecido confeccionando-se o mesmo com fios (diâmetro do fio) mais grossos ou fios de títulos mais finos, no sentido de trama e urdume, devendo-se levar em conta também o tipo de fibra utilizada.

Até a criação do jacquard (um acessório, maquininha) para teares mecânicos, inventada por Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), não era possível produzir nos teares fios com curvas. (os chamados desenhos curvilíneos).

Com este mecanismo inventado no século XIX, os teares passam a tecer estampas mais complexas. Esse processo é utilizado até nos dias atuais, com o auxílio dos recursos da informática. A repetição dos desenhos que até há pouco limitava-se a 32 cm,. Hoje com o tear quádruplo é possível 74 cm.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO JACQUARDS

- Suéteres;
- Estofados;
- Cortinas;
- Cobertores;
- Tapetes, etc.

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A