01

Blog - Características das Fibras dos Tecidos para Decoração - Seda

Home > Blog da Artezanal > Características das Fibras dos Tecidos para Decoração - Seda
Voltar para Artigos

Características das Fibras dos Tecidos para Decoração - Seda

Por: Emerson
21
05

O tecido de seda é conhecido pela sua maciez, brilho, beleza e luxuosa aparência. É um dos tecidos mais caros e que oferece ao seu usuário conforto em qualquer estação do ano.

Mantém o corpo fresco no verão e quente no inverno. É o tecido natural mais vendido em todo o mundo.

Diz-se que a seda foi descoberta durante 2640 aC na China pela Imperatriz Shi Hsi Ling, que estudou o bicho-da-seda e aprendeu a arte de tirar a da seda do casulo.

Este foi o início da indústria da seda na China; Hoje ela detém mais de 50% da produção de seda no mundo e o Japão ocupa o segundo lugar seguido por Brasil e Índia.

Tecidos de seda Indianos também são populares no mundo inteiro por causa de sua enorme variedade de modelos, tecelagem e de qualidade.

Os E.U.A. é líder mundial na fabricação de produtos de seda e a França e Itália são os principais fabricantes de tecidos de seda sofisticada, tendo alto valor na Europa.

Vestidos luxuosos, lençóis e pijamas, são todos feitos de seda. Utilizados para remeter elegância e brilho acetinado, as diferentes variedades da seda são:Chiffon, Geogerte, Organza Crepe de Chine, Duponi, schappe, ponjé, xantungue, Tussar, etc.

PROCESSO DE CRIAÇÃO DO TECIDO DE SEDA

Os vermes alimentam de folhas de amora, que faz com que aumente o seu tamanho corporal por cerca de 10000 vezes em um curto espaço de tempo. O verme deixa então de comer até ao fim de trinta dias e apropria-se a de um pedaço de palha e começa a gerar seu casulo. Após a fiação do casulo e antes da eclosão da larva em uma mariposa, o casulo é mergulhado em água quente para desenrolar e produzir longos fios de seda. Este fio fino é o componente básico de fios e tecidos de seda.

LAVAGEM E BRANQUEAMENTO DOS FIOS DE SEDA

A fibra natural extraída do bicho-da-seda é cercada por uma substancia glutinosa, que é retirada durante a lavagem e o branqueamento.

TECELAGEM

Tecelagem é um processo em que o tecido é criado pelo entrelaçamento dos fios, sendo feito manualmente ou por máquinas.
Quando feitos a mão o tecido fica com um aspecto melhor e ganha mais brilho. Mas com é um processo demorado, o trabalho é feito por modernas máquinas, que lançam os fios por projéteis de ar, que formam a trama do tecido com maior produtividade e rendimento.

TINGIMENTO, IMPRESSÃO E ACABAMENTO

Existem dois tipos principais de tecidos de seda, um fio que é pré-tingido ou tingido como o tafeta e o cetim duquesa. O outro tipo é a peça tingida, realizada após a tecelagem como: crepes, twills, etc. O processo de tingimento da seda nunca fica com tons parecidos, pois o que dão aspecto de homogêneo para o tecido é a impressão ou feito pelo método de impressão bloco, rolo de impressão ou método de tela impressão.

Os processos que levam o nome de bordados de embelezamento são o que dão o acabamento perfeito para o tecido e faz com que o mesmo fique mais apresentável e bonito.

Para finalizar o tecido é imerso em uma solução química para ajudar a preservar o brilho, acrescentando um toque macio, liso e de fácil manuseio.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE SEDA

- A seda é muito luxuosa.
- Confortável e tem uma boa qualidade como absorvente.
- Tecido natural.
- Pouca resistência à abrasão.
- As impurezas no ar e luz direta do sol desbotam com facilidade as cores de um tecido de seda.
- Suor e luz solar enfraquece os tecidos de seda.
- Não é resistente a rugas.
- Também é utilizado para conduzir eletricidade.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO DE SEDA

- Vestuário – Para as roupas de um aspecto macio, maleável e brilho intenso. Confortável e mantém a temperatura do corpo. Pode ser usado em camisas, saias, blusas, batas , etc.
- Home Decoração – Pode ser utilizado em diversos produtos de decoração.
- Médico Têxteis - O tecido de seda é antibacteriano, antialérgico e ainda por cima termodinâmico.

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A